NO TEAR CHAMADO UNIVERSO NÃO EXISTEM PONTAS SOLTAS...

Minha foto
"E se você dormisse? E se você sonhasse? E se em seu sonho você fosse ao paraíso e lá colhesse uma bela e estranha flor? E se ao acordar você tivesse essa flor entre as mãos? Ah, e então?"

terça-feira, 27 de julho de 2010

OS TRÊS TIPOS DE PESSOAS

Há três tipos básicos de pessoas, em uma escala espiritual: as pessoas boas, as pessoas más e as pessoas medianas.
Temos diante de nós um mundo repleto de males e injustiças, e temos diante de nós os responsáveis por isso.

Antes, quero afirmar, sem nenhum medo de errar, que nem você e nem ninguém que conheça pertence ao grupo das boas pessoas. Sim! Nem você nem seus pais ou cônjuge!

É comum ao perguntarmos a alguém um exemplo de boa pessoa que conheça, a resposta ser o pai, a mãe os irmãos ou o cônjuge. E essas respostas são falsas! São equívocos! São erradas! A resposta certa deveria ser não conheço ninguém assim, ao menos pessoalmente.

Acho que podemos presumir que o contrário também é verdadeiro, que não conhecemos ninguém realmente mau, muito embora sejamos capazes de citar listas infindáveis de nomes para uma lista assim, às vezes, pelo simples fato de uma discussão, uma dívida, uma agressão que seja. Mas isso não vem a refletir a Maldade da pessoa assim como o oposto não reflete a Bondade dos outros citados.

Falo isso, para chegar no ponto importante e relevante: as pessoas medianas. Nós! Nossos pais, nossos parentes, amigos e inimigos mais repulsivos! Pessoas como nós, pessoas medianas, a grande maioria do mundo, e, portanto, os verdadeiros responsáveis por tudo que há de ruim nele.

Não é a Maldade dos maus que faz do mundo um lugar horrível, injusto e violento, e sim nossa Apatia! Nem é tampouco, o Trabalho dos bons que pode torná-lo melhor, mas somente o nosso! Nós podemos tudo! Somos os vilões do mundo, e também seus heróis! Temos o poder, somos a maioria esmagadora!

Se algum dia pudermos identificar de alguma forma o nível espiritual de uma pessoa, de maneira não intuitiva ou meramente visual ou pessoal, acredito que teríamos algo como no máximo 05% de boas pessoas, e até 15% de pessoas más, e todos os outros 80% de pessoas medianas. É um exemplo que não pode ser demonstrado, mas serve para nos dar a dimensão de nossa maioria. Certamente esses números são ao menos próximos de precisos, acreditando eu que pode haver um número maior de medianos.

Meu objetivo com tal demonstração, é levar as pessoas a verem, que não são tão boas como se dizem ou se consideram, e tampouco melhores do que pensam em relação às que rotulam como más ou não boas.

Isso também serve para pararmos de jogarmos tantas culpas nos “monstros” maus e assumirmos mais responsabilidades. A culpa não é da competência ou incompetência desses dois grupos que não devem somar mais de 20%. A culpa de tudo é nossa!

Antes de prosseguir quero esclarecer que não uso a palavra culpa desejando que alguém venha a se deprimir ou se punir por qualquer coisa, a uso no sentido da responsabilidade, e não do sentimento de culpa.

Pois bem, é chegada a hora de assumirmos que podemos sim mudar o mundo! Podemos! Não podemos ficar presos aos paradigmas dos ditos realistas. Eles dizem que é assim. Mas não é assim, ao menos, não tem ou não precisa ser assim. O que vemos é nada mais nada menos que a soma dos atos da maioria, nós, os medianos! Nossa Apatia e Comodismo diante do mundo são a raiz de seu estado, de seu resultado.

Quem em sã consciência pode dizer que o mundo não seria muito diferente se tivéssemos somente pessoas como Gandhi habitando nele? Gandhi era o que pessoas como nós poderíamos chamar de bom, mas embora seu grandioso feito, ainda assim o mundo é como é. Só nós podemos mudá-lo! Somos a maioria! 

Mudemos nossos pensamentos, nossos atos, queiramos, acreditemos e ajamos! O mundo inevitavelmente mudará para muito melhor do que jamais foi! Somos responsáveis por ele! É nosso dever! Não somos bons, mas podemos fazer mais do que os bons! Não somos bons, mas não precisamos ser omissos! Façamos nossa parte! Nossa parte pelo mundo, pelo bem; não por nós mesmos somente!

O Individualismo, a Ambição, o Egoísmo, e toda essa espécie de atitudes, produz isso que vemos aí... e não se trata de uma soma total, mas de uma multiplicação, com juros altos e progressivos, ou seja, tudo piora mais... é preciso erradicar esses multiplicadores, esses juros absurdos, essas coisas maléficas que fazem do mundo esse lugar que todos a nossa volta dizem achar injusto e cruel, mas que nem um dedo movem para mudá-lo. E olha que se cada um desses falsos revoltados movessem apenas um dos seus dedos, o mundo já seria bem melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário