NO TEAR CHAMADO UNIVERSO NÃO EXISTEM PONTAS SOLTAS...

Minha foto
"E se você dormisse? E se você sonhasse? E se em seu sonho você fosse ao paraíso e lá colhesse uma bela e estranha flor? E se ao acordar você tivesse essa flor entre as mãos? Ah, e então?"

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ESPERTEZA, MALANDRAGEM E JEITINHO BRASILEIRO

Em um distante vilarejo, um homem muito rico tinha numerosas ovelhas.
Estava com grave doença, quando lembrou dos pobres que sempre lhe pediram auxílio.
Eram muitos, e quis de alguma forma agradar a todos.
Então, instruiu e organizou seus servos para isso.
Espalhou pelo vilarejo o boato de que distribuiria seu rebanho entre todos os pobres, e não tardou a ter longa fila para receber o presente.
Havia certo tumulto, mas de um modo geral, tudo corria tranqüilamente na tarefa dada aos servos.
Eram tantos pobres e tantas ovelhas que o processo duraria muito tempo...
Cada pessoa pobre recebia uma ovelha como presente.
Era pouco, mas a quantia de pedintes era enorme e o velho dono queria dar algo a todos, ainda que pouco. Até gente de fora do vilarejo vinha receber...
Um homem experiente e vivido se deu conta de que poderia entrar na fila mais de uma vez e receber assim mais de uma ovelha. Decidiu então fazer isso e acumular a quantidade que pudesse, para assim formar seu pequeno rebanho ou apenas ter um pouco mais do que o suficiente, já que o que era oferecido não dava para praticamente nada, era muito simbólico.
Um outro homem, atento e esperto, sabendo da “generosidade” do tal senhor, foi conferir. Vestiu-se como mendigo e também pegou “sua parte”, sendo que, ele próprio já tinha suas ovelhas, embora guardadas nas terras de um irmão...
E um outro homem, jovem e festeiro, que também se deu conta de que não havia um bom controle na fila, resolveu entrar nela mais de uma vez, não para acumular seu pequeno rebanho, mas apenas para vender a ovelha que pegasse e assim poder fazer o que achasse melhor com o dinheiro, bastando apenas voltar à fila novamente para repetir esse ato, já que aparentava que o processo de distribuição ainda levaria muito tempo. 
Qual a diferença moral entre os três homens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário